Taveira's Advogados

Taveira's Advogados

quinta-feira, 28 de março de 2013

O mal do Brasil é o brasileiro.

Parece uma frase clichê, não? Porém é a mais pura verdade.

Além do sentido de termos a política que temos porque são os cidadãos que elegem os políticos, há a questão da cultura. O brasileiro é culturalmente corrupto e tenta tirar vantagem de tudo que pode, pois isso é visto como sinal de "esperteza". Certamente você acha que a situação da política brasileira é inadmissível, confere? Mas você já parou pra pensar nas suas ações como pessoa?

Há um tempo eu perguntei aqui na página se vocês achassem um Iphone, Ipod ou qualquer outro aparelho caro o que fariam, se devolveriam ou pegariam para si. A mesma coisa que acabei de perguntar sobre o troco do caixa.

A pergunta do Iphone a grande maioria falou que pegaria o aparelho para si. E esse tipo de atitude não se resume drasticamente a situações como essas, mas também coisas que nem percebemos e que não são considerados corrupção por serem enraizadas na nossa cultura. Por exemplo, você que foi pegar um ônibus e mostrou uma nota de cinquenta reais só pra não pagar, você que dá aquela roubadinha na balinha sem valor do mercado, você que sai do cinema e vai pra outra sala assistir outro filme sem pagar, e assim vai em diversas ações do nosso cotidiano que são consideradas "normais".

Sim, há uma diferença enorme da balinha do mercado e a corrupção do congresso, só que os princípios são os mesmos: a desonestidade. Você, pessoa, como pode cobrar uma boa moral e ética dos seus políticos sendo que na sua vida é incapaz de praticá-las eficientemente? Sinceramente, EM TERMOS DE PRINCÍPIOS, você não é tão diferente daquele político.

E eu digo isso porque, infelizmente, na nossa sociedade para ser honesto a pessoa tem que parar e pensar a respeito, pois não é uma atitude natural (O QUE DEVERIA SER). Você tem o troco do caixa na mão. Nessa hora tudo começa a passar na sua cabeça: "mas eu to precisando tanto do dinheiro, isso não vai fazer falta para ninguém". E então você pega o dinheiro para si e AINDA pensa nisso como uma forma de vingança por essa vida capitalista, desculpando e livrando você mesmo do ato cometido.

Essa linha de pensamento serve pra tudo que te cerca na sua vida: você quer uma melhor qualidade de vida pra você e pra sua cidade, mas suja as ruas com lixo e, no caso dos homens, com urina. Você quer uma saúde pública de qualidade, mas quando se trata da sua saúde você se auto negligencia - o que importa é o momento, foda-se as consequências. Você quer uma educação de qualidade, mas não se preocupa com a cultura que te cerca e nem corre atrás de conteúdos bons que te acrescentariam algo de fato.

Diante de tudo isso, já que as pessoas ALMEJAM a diferença, faço um apelo pra vocês: seja diferente, seja honesto consigo mesmo, com a sociedade. É o maior embate que você terá na sua vida, mas sem isso é impossível alcançarmos uma sociedade mais digna.


Fonte: http://www.facebook.com/DiversidadePsicotic

Nenhum comentário:

Postar um comentário