Taveira's Advogados

Taveira's Advogados

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Homenagem aos Advogados, em especial ao meu PAI e todos da familia TAVEIRA !

Homenagem para o meu pai, a fígura que sempre vi como o legítimo representante da classe da “justiça”. Era uma figura ímpar. Muitas vezes como qualquer filho tive divergências com ele. Mas amava-o e admirava-o profundamente. Em muitas e muitas ocasiões ficava considerando como era enaltecido em seu meio e como as pessoas tinham nele uma cega confiança. Dedicava-se com um carinho e profissionalismo profundo a seus clientes. Suas atividades eram demasiadamente dirigidas ao Direito. Para mim, ele sempre foi um legítimo representante de uma “entidade superior.” Rosto de traços marcantes e olhos profundamente azuis e penetrantes que chegavam a esfriar o coração quando ele fitava com severidade mas sabia derretê-lo nas horas de conforto e demonstrações de amor.
Gostava de ir ficar no seu escritório onde recepcionava com alegria e um sorriso animado, todos que ali entravam !
Aprendi com ele que ser advogado era ser justo, ético e possuir um caráter reto, indomável, consciente e sempre disposto a ouvir as razões que se lhe apresentavam. Algumas vezes, a pedido meu, acompanhava-o ao fórum, OAB, tribunal de Justiça onde se realizavam as audiências e me fascinava como ele era BOM! Ali de longe, meu pai parecia um ser “onipotente”
Na minha casa, muita tarde já, de madrugada, quem chegasse até seu quarto, o veria trabalhando e escrevendo. Sua profissão era exercida com tanto amor que até nós, compreendíamos a vibração que parecia emanar de sua figura já por si só imponente. Jamais esquecerei quando era ainda uma criança e fui cassistir à sua posse num cargo de presidente da Ordem dos Advogados de Rancharia e ternamente escuto, totalmente sensibilizada, essas palavras que refletem em meus ouvidos com estranha e clara precisão. Claro que não as decorei, mas o som, a música de sua voz e a tradução de suas frases perfeitas e elegantes sempre serão um eco embriagador.
Sobre a humildade ele assim se manifestou:
Ao ingressar nesta tradicional instituição, na qual têm assento as mais ilustres e representativas figuras da cultura jurídica brasileira, imponho a mim o dever de consciência sobre a minha pessoa, empenhando esforços para fugir a qualquer exagero de valorização e a qualquer modéstia forçada”.
Mas o conceito que formulo de humildade não é de caráter exterior, obedecendo a movimentos de fora para dentro. Não. Humildade, para mim, reduz-se ao conhecimento exato das nossas possibilidades, do que somos dentro do mais puro realismo. A humildade que nega os méritos do indivíduo traduz-se em orgulho, pois visa, antes e acima de tudo, a provocar dos espectadores manifestações de discordância, exarcerbando-se qualidades inexistentes.”
Poderia ficar horas falando do seu brilhante espírito, inteligência e retidão e contando passagens fascinantes de sua vida, mas desejo por hoje em nome de meu pai homenagear o DIA DO ADVOGADO, os seus bravos e lutadores componentes, a justiça do Brasil que ainda nos deixa guardar um pouco de esperanças merecidas e ao mesmo tempo evocar a figura do magnífico advogado Dr. Alberto Taveira que encheu minha vida e a de meus irmãos de muitos ensinamentos e amor e que soube com rara capacidade e dedicação elevar a imagem do verdadeiro advogado.

Em especial aos Advogados da família ! ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário